Google+

30 de junho de 2014

Dermatite: Causas, Sintomas e Tratamentos


As dermatites são inflamações na pele que podem ser provocadas por diferentes causas. As dermatites mais conhecidas são a dermatite seborreica e a dermatite atópica. Em ambos os casos, um tratamento adequado e direcionado à gravidade do problema ajudam a controlar a inflamação e garantem qualidade de vida ao paciente.
Conheça aqui as principais causas, sintomas e os tratamentos para a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Dermatite Atópica
É também conhecida como eczema atópico, sendo caracterizada por uma inflamação crônica na derme e na epiderme. Quando alguém possui dermatite atópica, é possível ver a olho nu lesões avermelhadas, elas coçam e podem descamar. Os locais mais comuns para as ocorrências são as dobras dos membros (joelho e cotovelo) e também no rosto (principalmente nas crianças).
As causas desse tipo de dermatite são ainda parcialmente desconhecidas pela medicina, mas acredita-se que a genética juntamente com a influência do meio possam ser determinantes para o desenvolvimento da inflamação. Nota-se, ainda, que elas tendem a aparecer quando o paciente está predisposto à alergia a poeira em casa, substâncias irritantes (ex. produtos de limpeza), tecidos que não sejam naturais ou de lã, clima muito seco ou intenso (muito calor/muito frio) e estresse.
Vale ressaltar que a dermatite atópica pode estar ligada a bronquite, asma, rinite e outras atopias. Outro problema associado à dermatite atópica são as lesões que podem servir de entrada para as bactérias, por isso, torna-se necessário um acompanhamento médico assim que notar os primeiros sintomas (coceiras e lesões avermelhadas).
O tratamento da dermatite atópica envolve alguns cuidados com a própria rotina do paciente, como evitar banhos em água muito quente, evitar o uso excessivo de sabonete, aumentar a aplicação de cremes hidratantes, a limpeza e o arejamento dos ambientes em casa, o uso de roupas de tecido de algodão, entre outros. Em alguns casos, o médico pode ainda prescrever drogas farmacêuticas para uso tópico, antibióticos para combater as infecções bacterianas e outros.

Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica, conhecida como seborréia, caspa e eczema, tende a aparecer nas partes mais oleosas do corpo ou quando existe a presença de ácaros. Também se manifesta como lesões avermelhadas, que podem descamar e coçar, principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, na região das orelhas, nas costas, dobras de pele, perto do nariz, seios, etc.
É recomendável que o paciente evite alimentos gordurosos, álcool, banhos muito quentes, umidade na pele, não deixe resíduos de condicionador no cabelo e que use roupas de algodão. No caso de bebês, use um óleo mineral para remover a crosta que se forma na cabecinha da criança e evite umidade excessiva na fralda.
Entre as principais causas estão as alterações emocionais e hormonais, o clima muito seco e mudanças intensas de temperatura. O tratamento não irá curar definitivamente o problema, mas controlar os sintomas da dermatite, garantindo qualidade de vida ao paciente. O médico dermatologista poderá prescrever medicamentos específicos para o quadro.

Rafaela Salvato Dermatologia - Dermatologista em Florianópolis SC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...