Google+

15 de outubro de 2014

Dermatite Atópica em Bebês

Dermatite Atópica em Bebês
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa, também chamada de eczema atópico. A pele do rosto e do corpo fica ressecada, irritada, inflamada e com prurido intenso (coceira). A coceira é o principal sintoma e pode permitir a entrada de microrganismos e facilitar a inflamação e a infecção da região.

Geralmente costuma se desenvolver nos primeiros anos de vida e acomete em maior percentual as crianças com história familiar de dermatite atópica ou alergias respiratórias como rinite, bronquite e asma. Além dos fatores genéticos e hereditários, alguns fatores externos contribuem significativamente para o aparecimento dessas lesões na pele.

As alterações genéticas nas células da pele colaboram para o rompimento da proteção da epiderme o que permite a entrada de agentes irritantes que colaboram com a coceira e a irritação, comuns em nos casos de dermatite atópica. Quando a pele é seca, descama com facilidade, outro fator que colabora para o desconforto das coceiras.

A irritação constante e o contato direto das mãos nas lesões podem desencadear uma infecção maior, podendo ocorrer formação de crostas e pus.

A hidratação é a melhor arma para combater esses desconfortos e até a melhor maneira de evitar as crises de dermatite atópica, pois uma pele hidratada é uma pele mais protegida. O uso de filtro solar é um fator importante na prevenção, pois sem proteção a pele fica exposta aos efeitos nocivos da radiação solar, o que pode ser a porta de entrada para outras doenças da pele.
Substâncias alergênicas ou irritativas

Bebês e crianças com dermatite atópica apresentam maior facilidade para crises alérgicas ou dermatites de contato por substâncias irritativas.
Substâncias alergênicas são substâncias que provocam crises alérgicas quando entram em contato com a pele tanto pelo contato direto quanto através da ingestão ou inalação. As mais comuns são os ácaros, os fungos, os pêlos de animais e os alimentos. Para saber qual substância causa a alergia, pode haver a necessidade de testes alérgicos, que podem ser realizados por um dermatologista ou por um alergista.
Substâncias irritantes são substâncias que provocam reação quando entram em contato direto com a pele ou a via respiratória. As mais conhecidas são produtos químicos em geral, sabonetes, poeira, fumaça de cigarro, roupas sintéticas, cortinas, tapetes, bichos de pelúcias, etc.
Cuidados especiais com a pele do bebê - Dermatite Atópica em Bebês

- Hidratação é fundamental: hidrate a pele da criança pelo menos duas vezes ao dia, com produtos antialérgicos indicados pelo dermatologista.
- Mantenha a pele limpa e fresca: os banhos devem ser mornos, rápidos e com pouco sabonete. Restrinja o uso do sabonete às áreas com maior produção de suor. Dê preferência a sabonetes líquidos, neutros e sem álcool em sua composição, pois são menos irritantes.
- Vestuário confortável: vista roupas confortáveis e de preferência de algodão.
- Lavagem das roupas: dê preferência a sabão líquido ou de côco, de tons claros, evitando os amaciantes.
- Ambientes frescos: evite expor a criança a mudanças bruscas de temperatura e prefira ambientes mais frescos e ventilados na maior parte do tempo.
- Estresse: situações estressantes podem desencadear ou piorar a crise da dermatite atópica.
- Preste atenção na alimentação: o ideal é ter refeições saudáveis e balanceadas, que colaboram para a saúde do organismo e da pele. Alguns alimentos podem desencadear reações alérgicas nessa fase: observe se ocorrem lesões se a criança consumir leite, ovos, soja, trigo, amendoim, etc.

Qualquer medicação deve ser orientada pelo médico dermatologista para evitar complicações e riscos à criança. A pele em cada faixa etária apresenta características diferentes e nem todo produto pode ser utilizado. 
Dentre as opções de tratamento para dermatite Atópica em Bebês, podemos citar:

- Pomadas e cremes de corticosteróides
- Corticosteróides orais
- Imunomoduladores tópicos ou orais
- Antihistamínicos orais
- Antibióticos orais ou tópicos

Outras terapias:

- Fototerapia
- Probióticos orais
- Coaltares tópicos

Dra. Rafaela Salvato - Dermatologista em Florianópolis - Dermatite Atópica em Bebês


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...