Google+

1 de dezembro de 2014

Alterações dermatológicas na gravidez



Tudo que está ao nosso redor é resultado de alguma matéria prima. A cadeira onde você está sentado lendo esse artigo, por exemplo, pode ser um móvel fabricado a partir da madeira. Ou, ainda, pode ser fabricado em plástico, um derivado do petróleo.

E assim com todos os objetos: tudo que tocamos, enxergamos e até comemos é resultado de algo que a natureza nos ofereceu para o uso. O homem não cria nada; ele apenas transforma o que encontra ao seu redor, a partir de um trabalho que dá uma finalidade prática ao objeto criado.
Sim, é isso mesmo. O papel não é criação do homem, por exemplo; é apenas um fruto da descoberta de como transformar árvores em um objeto branco, liso e fino, propício à escrita. Nem mesmo a roda, tão famosa em expressões populares (como “inventou a roda”, “descobriu a roda”, usadas ironicamente), é criação do homem. É apenas, novamente, fruto da natureza.

No entanto, isso não retira do homem o fato de que é um descobridor, movido por curiosidade, sempre disposto a encontrar melhores condições de sobrevivência, fato que garantiu sua existência no planeta ao longo dos últimos 10.000 anos.

Uma das provas de que estamos intimamente conectados com a natureza é a gravidez. As mulheres são capazes de gerar novas vidas, assim como acontece em todo o mundo animal. É uma transformação incrível, que acontece a todo o momento. Nesse minuto, dezenas de bebês estão chegando ao mundo.
No entanto, a natureza se encarrega do primordial: do cuidado à vida. Então, conforme já apresentamos, podem surgir alterações dermatológicas na gravidez, dos mais diversos tipos. A seguir, nesse artigo apresentaremos duas delas, que muito incomodam as grávidas: manchas na pele e linha nigra.

As manchas na pele constituem a alteração dermatológica na gravidez mais comum. Geralmente acometem as mulheres no rosto, fazendo com que fiquem com uma mancha marrom-claro perto das bochechas. Isso acontece porque a pele da mulher fica mais sensível com a produção de hormônios durante a gravidez, fazendo com que fique mais vulnerável ao sol. Para evitar esse tipo de manchas, não fique longos períodos exposta ao sol e use sempre protetor solar.

A segunda alteração dermatológica na gravidez que falaremos é a “linha nigra”. Um nome muito estranho e por esse termo nada deve vir a sua mente. Mas estamos falando daquela linha vertical bem escura na barriga da grávida. Se essa alteração dermatológica na gravidez surgiu, não se preocupe. Depois de um período após o parto ela costuma sumir.


Clínica de Dermatologia em Florianópolis - Alterações dermatológicas na gravidez
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...